sábado, 30 de abril de 2022

Livros lidos em 2020

 

       Não há dúvidas de que o ano de 2020 foi absolutamente trágico para os seres humanos. Uma pandemia varreu — e continua varrendo — a sociedade humana, sendo acompanhada por uma crise econômica de enorme gravidade. Excetuando-se as vítimas do novo coronavírus, ninguém sofreu mais que os pobres e marginalizados, que viram suas condições de vida drasticamente reduzidas à miséria, ao desamparo e à fome. Seus efeitos continuam presentes entre nós e, certamente, se prolongarão por muitos anos à frente.

Cada um reagiu a essa tragédia à sua maneira. Houve quem assumisse uma postura leviana, criminosa e insensível, como também houve quem se sensibilizasse ao ponto de jamais sair de sua casa enquanto houvesse risco real de contaminação. No que diz respeito a mim, tive uma série de desafios a superar. Contudo, pretendo expor essa fase da minha vida a posteriori. O que posso dizer de antemão é que sou grato por não ter perdido nenhum familiar ou amigo próximo. Felizmente, todos acabaram salvos dessa inesperada catástrofe. Quanto às vítimas e famílias enlutadas, ofereço minhas lágrimas e preces.

Quanto aos livros lidos, devo reconhecer que li pouquíssimo material. Na realidade, por um tempo, deixei de me dedicar ao autodesenvolvimento literário. Passei boa parte do tempo procrastinando ou simplesmente fazendo companhia aos meus pais. Em parte, foi um demorado retiro sabático, que, aliás, não espero repetir outra vez na vida. Hoje, sinto-me motivado a dar vazão à pulsão criadora que tenho dentro de mim, bem como dedicar-me à leitura de tudo que puder ter em mãos. O fato de estar desempregado dificulta meu autodesenvolvimento, pois, como se sabe, os livros no Brasil têm um preço que excede a renda média da maior parte dos cidadãos. Isso é um fato gravíssimo para um país que almeja superar o analfabetismo e subdesenvolvimento. Sou grato por meus pais poderem comprar livros para mim; devo a eles mais do que posso pôr neste textinho.

Enfim, segue abaixo a lista de livros lidos em 2020:

1.      Cartas a um jovem terapeuta, Contardo Calligaris (Editora Planeta)

2.      Psicologia das massas, Sigmund Freud (Companhia das Letras)

3.      Capitães do Brasil, Eduardo Bueno (Estação Brasil)

4.      Pais e Filhos, Ivan Turguêniev (Companhia das Letras)

5.      Cruz e Souza. O Poeta Alforriado, Godofredo de Oliveira Neto (Garamond)

6.      Formação do Império Americano, Moniz Bandeira (Civilização Brasileira)

7.      Meditando a vida, Lama Padma Samten (Editora Peirópolis)

8.      Crítica do Programa de Gotha, Karl Marx (Editora Boitempo)

9.      Simplesmente Irmãos Vol. 1, (Irmãos Maristas)

 

 

Daniel Viana

© Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário