quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

30 filmes que me marcaram

 

    Nesse ano, farei algumas postagens ao meu respeito, para que, assim, o leitor deste blog tenha uma noção acerca de quem anda escrevendo — há quase cinco anos — por aqui.

Aliás, mesmo com o noticiário fervendo com guerras, escândalos e epidemias, tenho evitado expressar minha opinião, pela simples razão de saber o quão pouco eu realmente sei dos destaques que povoam os portais jornalísticos. Opinar com pretensão e soberba é mais fácil que se debruçar sobre os processos em curso na atualidade. Em suma, prefiro evitar dar um passo maior que a perna.

     Uma forma didática de me fazer compreensível é criando listas, como aquelas em que apresento os livros lidos ao longo do ano. Dessa forma, apresento quais foram as minhas prioridades de estudo no decorrer dos últimos doze meses, o que, como disse em outras oportunidades, nem sempre me deixa muito satisfeito. Caso você não as tenha lido, recomendo que dê uma pesquisada no histórico disponível neste site.

Agora, apresentarei os filmes que contribuíram para que eu fosse quem sou hoje. Não nego que muitas obras-primas da sétima arte tenham ficado de fora, especialmente as do cinema brasileiro e latino-americano, que conheço tão pouco. Afinal, a despeito de ser movido por uma curiosidade insaciável, eu não me considero um cinéfilo. Em outras palavras, ver filmes não é uma prioridade no meu dia a dia, seja para estudo, seja para lazer.

     É possível que o leitor desmereça um filme ou outro desta lista, seja por razões artísticas ou pessoais. A verdade é que quase nenhum filme, peça ou livro é aclamado de forma unânime. Ao contrário, o usual é que as obras artísticas causem desavenças, rupturas e palavrões. Entretanto, eu reafirmo que esta é a minha lista, logo, ela não deve desculpas e explicações a ninguém.

 

1.    O Senhor dos Anéis, Peter Jackson;

2.    Star Wars, George Lucas;

3.    Eles se atreveram, Contraimagem;

4.    O Auto da Compadecida, Guel Arraes;

5.    Aquarius, Kleber Mendonça Filho;

6.    Coração Valente, Mel Gibson;

7.    A Paixão de Cristo, Mel Gibson;

8.    O Gladiador, Ridley Scott;

9.    Amadeus, Miloš Forman;

10. Le Grand Bleu, Luc Besson;

11. Batman: O cavaleiro das trevas, Christopher Nolan;

12. The Song Remains the Same, Clifton e Massot;

13. O Sal da Terra, W. Wenders e Juliano Salgado;

14. O Dia Que Durou 21 Anos, Camilo Galli Tavares;

15. George Harrison: Living in the Material World, Martin Scorsese;

16. Nós que aqui estamos por vós esperamos, Marcelo Masagão;

17. Casablanca, Michael Curtiz;

18. Agonia e Êxtase, Carol Reed;

19. Os Intocáveis, Brian De Palma;

20. O Buda, David Grubin;

21. Senna, Asif Kapadia;

22. O exorcista, William Friedkin;

23. A Missão, Roland Joffé;

24. O último samurai, Edward Zwick;

25. Matrix, Irmãs Wachowski;

26. Ocean Heaven, Xue Xiaolu;

27. Nausicaa, Hayao Miyazaki;

28. O castelo animado, Hayao Miyazaki;

29. A chegada, Denis Villeneuve;

30. A trama fantasma, Paul T. Anderson.

 

Daniel Viana de Sousa

© Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário